sexta-feira, 22 de julho de 2011

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DESABAFO DE UM ESTUDANTE

Algumas pessoas convivem com alguns problemas diariamente seja do que for. Na escola não é diferente. O engraçado é que os nossos mestres, ou melhor dizendo, nossos SUPERIORES fazem questão de impor sua autoridade sobre nossos ombros de alunos quase sempre.

Quando me refiro a MESTRES ou a SUPERIORES estou falando dos nossos queridos professores (e até que existem muitos deles, os bons é claro). Mas sempre tem aqueles que fazem questão de nos impor sob ordens subjetivas e inescrupulosas.  O que procede-se é que na verdade eles criam regras em todos os momentos que estão perdendo a razão. Ai sim, a explicação biônica de tantos absurdos.

*Se o aluno falta aula: “Por que foi que você faltou? Zero para você e não adianta pedir recuperação”.
*Se o aluno chega atrasado: “Você chegou tarde! Não vai entrar de forma alguma”.                                    

Para que tudo isso? Realmente precisa ser tanto assim? Afinal é para assistir aula ou para ver quem termina vitorioso?

*Quando o aluno quer ir embora da aula: “Para onde você vai, por que vai e pediu a quem?
*Quando o aluno faz raiva: “Para fora da sala e nem adianta choramingar. (É nessa hora que o que eles querem na realidade é mostrar que quem manda são eles.).

Mas se o aluno falta e ainda justifica o não comparecimento, parece que os professores fazem questão de passar atividades até o dedo fazer um calo.
*Se o aluno faz o exercício: “Você colou de outro aluno. Afinal, você estava fora da sala.

O que pensam “estes” educadores? A resposta é simples: Mesmo quando a gente está certo, mesmo quando temos o apoio e a razão, os nossos “queridos” professores é quem mandam mesmo, eles é quem tem sempre razão. Como se falassem: Se vocês estão certos eu estou ainda mais!

Vida de estudante é assim mesmo. Quando fizeram o Estatuto da Criança e do Adolescente Deveriam ter feito também um Estatuto dos Direitos dos Estudantes, já que o Grêmio da escola é sucumbido diante destes chefões que sempre teimam em nos confrontar.

Mas vejam bem, nem todos os professores se encaixam nos artigos citados anteriormente. Existem aqueles que nos permitem e fazem questão de debater e discutir o que se deve ou não se deve ser feito e melhorado. Deixo bem claro aqui que um desses professores me fez criar um conceito de verdadeiro MESTRE  e esta frase eu faço questão de oferecer aos SUPERIORES que mencionei anteriormente. A frase é esta: MESTRE NÃO É AQUELE QUE APRENDEU A ENSINAR, MAS SIM AQUELE QUE ENSINA A APRENDER.
Renato Santos de Melo
Estudante.

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